As atividades desenvolvidas para o Ensino fundamental visam capacitar os alunos a posicionarem-se de maneira crítica, responsável e construtiva em diferentes situações sociais; perceberem-se como agentes sociais transformadores; desenvolver um processo contínuo de autoconhecimento; tornarem-se capazes de utilizar diferentes códigos e linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal; propor questionamentos constantes, formulando e resolvendo problemas por meio do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e da análise crítica.

Entendemos que não cabe mais focar o ensino na memória. Memória é treino. Acreditamos que é preciso desenvolver nos alunos competência e habilidade para estabelecer relações, organizar, construir, analisar, refletir, comparar, deduzir, discutir e dialogar. Não avaliamos o conteúdo pelo conteúdo. Mas pela habilidade de aplicabilidade pela vida.

Nossa escola é um espaço social destinado à construção de conhecimentos tanto históricos quanto humanos. Contudo, não existe a possibilidade de crescimento em tais áreas sem que haja a relação entre as pessoas, ou seja, se não houver o conhecimento e respeito pelo outro.